A programação realizada no World Creativity Day Cuiabá 2025 foi diversificada, tendo quatro locais: Goiabeiras Shopping, Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá-ACCuiabá, Galeria Lava Pés e Universidade Católica de Cuiabá- Unifacs. Em suas trilhas especiais destacaram-se no evento: Criatividade, Inovação e Empreendedorismo. Dentre os destaques da programação, na Trilha Empreendedorismo ocorreu no dia 22 de abril, no espaço de eventos da Agência Sebrae do GoiabeirasShopping , uma programação especial de mais de três horas, da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Cuiabá.
O roteiro do evento específico da BPW Cuiabá foicuidadosamente planejado e executado por Rosinei Ferreira e Priscila Cândida, respectivamente coordenadora e vice-coordenadora da Comissão de Capacitação Empreendedora, com apoio de outrascomissões de trabalho, dando um panorama completo das atividades realizadas pela ONG Feminina, através de seus inúmeros projetos.
Proporcionar momentos de inspiração e reflexão sobre o papel da mulher, esteve no objetivo da programação da BPW Cuiabá, contando com falas pontuais, através demini palestra, painéis, apresentação de cases via storytelling, coffee break com network.
Após coffe break interativo, focado em network, teveinício o primeiro bloco da programação, aberto por Rubia Ranzani, presidente da BPW Cuiabá. Ela focou em dar um panorama geral da atuação da instituição, focando sua história além das fronteiras brasileiras, a sua força e representatividade. Contou um pouco sobre a BPW Internacional, BPW Brasil e a BPW Cuiabá, que completa 24 anos em agosto.
Rubia Ranzani comemorou o resultado do WorldCreativity Day Cuiabá 2025. Afinal, o evento não apenas celebrou a criatividade e a inovação, mas também fortaleceu a rede de mulheres empreendedoras, tendo-se em vista a parceria oferecida. Uniu vozes e experiências em um ambiente colaborativo do Sebrae, que é importante em diversas ações da organização desde a sua fundação.
A líder local do World Creativity Day, Lilian Oliveira em linhas gerais falou dos trabalhos sobre a relevância da criatividade e da inovação no protagonismo feminino e no desenvolvimento da sociedade. Disse que a BPW Cuiabá, da qual ela fez parte não poderia deixar de ter uma participação abrangente.
Painel de projetos
Na programação ocorreram diversas falas em múltiplasapresentações, um deles e de grande relevância foi o painel de projetos da organização feminina, enfocando novas iniciativas e os já realizados com sucesso.
Pâmera Lima, diplomata corporativa, foi a primeira a explanar. Ela é responsável pela coordenação e Relações Internacionais da BPW Cuiabá; coordenadora também do Task Force de Business Network e membro do Comitê de Projetos da BPW Internacional Falou sobre um projeto de internacionalização que em breve estará sendo implantado na organização local, já aprovado pela diretoria executiva. A partir do próximo mês, as associadas estarão participando de oficinas para aprenderem sobre o idioma inglês e de como funciona o mercado de importação e exportação. Ela fez um depoimento real, simbolizando a transformação que a BPW está promovendo em sua vida.
No segundo bloco, ocorreu a apresentação dos projetos que já são sucesso, iniciado pela 1ª vice-presidente da BPW Cuiabá, Cleide Lima, coordenadora da Comissão de Projetos. Ela apresentou o projeto "Chita & Fuxico", destacando que foi criado pela fundadora, Sueli Batista e impantado na gestão da presidente ZILDA Zompero. A iniciativa traz o simbolismo cultural das roupas de chita efuxico, mas sua força reside em atender com suas oficinas, mulheres em vulnerabilidade social, por renda e vítimas de violência doméstica.
Na sequência a associada Daniela Argenta, apresentou o projeto "Reparando e transformando” realizado pela BPW Cuiabá em parceria com a sua empresa Supersis e Sicredi, incentivando a autonomia feminina ao mostrar ferramentas, geralmente do universo masculino, a exemplo de furadeiras, chaves de fendas, grifos.
Um projeto Trabalho Igual. Salário Igual que nasceu na BPW Alemanha e implantado pela BPW Brasil, que também teve a BPW Cuiabá, na gestão da presidente Mariza Bazo, que na época cuidava como vice presidenteda BPW Brasil do Comitê de Projetos, uma das primeiras a implantar localmente. A apresentação foi da diretora jurídica da BPW Cuiabá, Dra. Ana Carolina. Ela abriu o evento de forma muito animada, fazendo a plateia levantar ao som de música motivacional e conduziu todas a uma reflexão crítica sobre desigualdade salarial entre homens e mulheres.
Débora Vaez, vice coordenadora da Comissão do Meio Ambiente falou sobre o projeto "Árvore é Vida", que foi uma iniciativa da BPW Brasil, mas que teve Cuiabá, como a primeira cidade a realizar oficialmente o projeto, com 3 árvores simbólicas de ipê, plantados no Parque Mãe Bonifácia, em 2006, durante a Confam, convenção nacional e 4 mil árvores nativas no Pantanal, contribuindo com 10 por cento de tudo q1ue se desejava plantar no país e ao redor do mundo. Anos depois na Confam de 2014, sediada em Cuiabá, ocorreu o plantio do bosque dos ipês. Sueli Batista e Mariza Bazo tem seus nomes nas placas. Presidentes que sucederam também realizaram plantios em logradouros públicos a exemplo de Zilda Zompero e Rúbia Ranzani.
Débora enfatizou a importância da preservação. Participou da apresentação, a cantora Deize Águena que trouxe canções que trouxeram mensagens de atitude em relação ao meio ambiente. Enquanto encerrava a apresentação foram entregues para todas as participantes sementes de girassóis como presente. Débora propôs o plantio de sementes como um símbolo de ação e compromisso com a sustentabilidade do planeta.
Storytelling
O painel de Storytelling fez parte do terceiro bloco da programação. Foi coordenado de forma muito criativa pela empreendedora Neide Alves, vice-presidente e coordenadora da Comissão de Associadas da BPW Cuiabá. Ela conduziu emocionando, deixando as participantes saírem de cada ponto do salão de eventos, fazendo um caminhar relatando as suas lutas e conquistas no mundo corporativo. O painel contou com três empreendedoras participantes associadas, Marggoh de Paula, da área de acessórios finos; Zilda Castanho, do segmento de eventos e Priscila Cândida, empresária do setor de alimentos.
Dentre os destaques na fala da empreendedora Marggoh de Paula, vale destacar que ela iniciou com uma malinha de mão. Desenvolvendo estratégias inovadoras para registrar vendas mesmo na ausência de pagamento imediato e conseguiu fidelizar clientes. Sua dedicação e criatividade a levaram a fundar a Marggoh Acessórios Finos, onde a conexão com os clientes era fundamental. Com o tempo, sua filha Rafaelly se juntou a ela, trazendo uma nova essência minimalista para a marca. Juntas, elas construíram um negócio sólido, destacando a importância das relações e do apoio familiar.
Zilda Castanho buscou nos estudos uma mudança de vida, inicialmente no marketing, decidiu seguir seu verdadeiro propósito e abrir seu próprio negócio, a Vivaz. Sem o conhecimento técnico, buscou a ajuda e dentre tudo o que ela aprendeu destacou a importância do networking e das conexões humanas. Sua experiência a fez perceber que o sucesso está nas relações genuínas que se forma ao longo da jornada. Com o crescimento da Vivaz, Zilda se tornou uma mulher e empresária realizada. Hoje comanda dois importantes eventos a Feirinha Cuiabana, no Goiabeiras Shopping e o grandioso Festival do Chocolate que já promoveu sete edições.
Priscila Cândida disse ter enfrentado muitos desafios desde a infância. Foi criada pela avó materna em meio a dificuldades. Não conheceu seu pai e sua mãe fazia uso deálcool e drogas. Desde jovem, começou a empreender, não aceitando o quadro que se desenhou para sua vida. Passoupor várias tentativas e erros como empresária, mas nunca desistiu. Com o tempo, tornou-se mentora de mulheres, oferecendo apoio e orientação. Ela fundou o Empório Brissac, um restaurante que serve como espaço além de alimentos, é também de acolhimento e celebração.
Todas as histórias mostraram trajetórias de mulheres que nasceram no interior de Mato Grosso, mas que pelos testemunhos tiveram trajetórias de muita resiliência e transformação. Cada uma delas representa a luta pela superação, a importância das conexões e o poder de ajudar outras mulheres a encontrarem seus próprios propósitosnas respectivas carreiras.
No encerramento a fundadora da organização e primeira presidente eleita, Sueli Batista, atual conselheira superior da BPW Cuiabá e BPW Brasil fez uma mini palestra. Levou as participantes a um passeio pela história na essência e enfatizou a importância das lideranças que a sucederam no sucesso da organização, um marco para a história do empreendedorismo e do empoderamento da mulher na capital e outras cidades de Mato Grosso.
Sueli Batista demonstrou ter ficado muito emocionada com tudo que ouviu e viu, passando uma espécie de filmena sua frente, no qual ela procurou sempre estar presentena atuação. Destacou que foi o fruto de seu empreendimento, com a sócia Mariza Bazo, o Rosa Choque, que contribuiu fortemente para que a organização fosse fundada com força jamais vista no país. O início das atividades tendo o jornal e hoje portal, como difusor e apoiador, trouxe também legitimidade para que 133 mulheres, não só participassem da segunda reunião pro-fundação, em 26 de agosto de 2001, mas para que assinassem a ata como fundadoras no mesmo dia. O veículo foi responsável por dois congressos da mulher na entrada e no primeiro ano do Terceiro Milênio e até hoje apoia as ações da BPW Internacional, BPW Brasil e muitas locais, principalmente a BPW Cuiabá.
Divulgação

Zilda Zompero a presidente que implantou o projeto e Rubia Ranzani a presidente atual no momento do desfile
O evento teve encerramento descontraído, com um desfile de moda, com as manequins da própria organização vestindo a moda da grife Chita e Fuxico. Aliás todas as participantes receberam um broche simbolizando o projeto. A presidente Rúbia e as ex-presidentes, Sueli Batista, Mariza Bazo e Zilda Zompero abriram o desfile que foi muito descontraído.
Durante novo momento de coffee break com network, ocorreu sorteios com muitos brindes oferecidos por apoiadores e associadas, que foi coordenado por Alessandra Boaventura, coordenadora da Comissão Saúde, promovendo muita integração .
O WCD Cuiabá 2025 foi uma celebração da criatividade e da força das mulheres, unindo vozes e experiências em um ambiente colaborativo e inspirador. Foi uma verdadeira demonstração do poder transformador da criatividade na sociedade e isso passa pela força feminina também. Que venha o próximo.
Clique abaixo e veja o vídeo elaborado por Raphael Moraes
Matéria patrocinada por: