Uma dissertação de mestrado marcada pela empatia. Mais do que um estudo sobre o significado da comunicaçãopara quem busca uma nova vida em terra estrangeira, “Vozes femininas em movimento” traz emocionantes histórias e profundas reflexões. São relatos de venezuelanas que deixaram a terra natal e estabeleceram, na região da capital mato-grossense, conexões essenciais à superação de adversidades e à realização profissional. Sob a autoria da jornalista Eunice Ramos, o livro resultante do estudo acadêmico será lançado nesta sexta-feira (25), às 18h30, no Sesc Arsenal, em Cuiabá.
Com extensa e respeitada carreira a comunicadora, que há mais de 20 anos atua na TV Centro América (afiliada Globo em MT) declara-se apaixonada pelo mundo da informação. Repórter de rede com presença frequente nos programas jornalísticos nacionais da emissora, foi durante a realização de uma reportagem na Casa do Migrante quenasceu o interesse por contar com mais profundidade histórias das corajosas e determinadas mulheres venezuelanas.
“Era novembro de 2020. O mundo havia ultrapassado a marca de um milhão de mortes pela Covid-19. Em meio ao caos generalizado, tive a oportunidade de conhecer pessoas de uma força incrível”, conta. “Por que elas escolheram essa região central do país? Como foram acolhidas? Havia espaço para sonhos e ideais? Na procura pelas respostas, surgiu o tema da dissertação”, explica a autora, que cursou mestrado no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGCOM/UFMT).
Ao longo de quase 140 páginas, a obra aborda diferentes aspectos do movimento migratório venezuelano, dentre os quais acesso ao mercado de trabalho, gênero evulnerabilidade. O objetivo do trabalho é mostrar a importância da comunicação para que as mulheres venezuelanas possam, de fato, se sentir “em casa”, com a segurança de um teto para suas famílias, comida na mesa e trabalho, tendo sua identidade cultural o mais preservadapossível.
A comunicação está presente em todos os momentos vivenciados por essas mulheres. É ela que oportuniza a criação de vínculos e conexões tanto com a comunidade local quanto entre as próprias migrantes. Muitas encontram no empreendedorismo a forma mais eficaz de geração de renda, adotando, então, estratégias e ferramentas de comunicação para viabilizar negócios. “Pelas redes sociais e o WhatsApp elas vendem e anunciam produtos. É uma verdadeira rede de conexões comunicacionais que, na prática, gera sustento”, pontua a autora.
No prefácio do livro a juíza e Profa. Dra. Amini Haddad Campos, coordenadora do Núcleo de Estudos Científicos sobre Vulnerabilidades da UFMT, destaca a relevância da compreensão do tema abordado. “Olhar para o outro, sem estrangeirismo, sem divisão, sem apartheid cultural, não é de fácil alcance”, observa. “Parabéns à autora, eis um belíssimo trabalho... Todos precisam conhecer mais de sua narrativa”, finaliza, convidando à leitura.
Sobre a autora: Jornalista, escritora e, assim como tantas outras, uma mulher em movimento. Natural de Estrela (RS), Eunice Ramos é formada em Jornalismo pela Unisinos e pós-graduada em Gestão de Marketing (FGV) e Inteligência Estratégica (FAATEC). Em 2022, concluiu o mestrado em Comunicação pela UFMT. Atua como repórter nacional na TV Centro América/MT em Cuiabá.
Serviço:
Evento: Lançamento do livro “Vozes femininas em movimento”
Data e hora: 25 de abril de 2025, às 18h30
Local: Teatro do Sesc Arsenal, Porto – Cuiabá/MT