Você sabe trocar um chuveiro? E se a água sair fria, você sabe o que fazer? Ainda que o chuveiro seja um dos aparelhos mais utilizados da casa, no dia a dia, muita gente tem dúvidas sobre o que fazer quando ele para de funcionar. Em alguns casos, é preciso chamar um técnico especializado, mas, em outros, talvez não seja tão necessário.
Abaixo, o engenheiro eletricista João Carlos Lima, professor do Centro de Capacitação em Tecnologia da Loja Elétrica, responde as perguntas mais comuns quando o assunto é chuveiro e dá dicas de como economizar na conta de luz.
Posso trocar o chuveiro da minha casa sozinha? Se sim, como faço isso?
Sim. Desde que se tome os cuidados necessários, não é necessário chamar um especialista para realizar a troca. Segue um passo a passo:
1 - Antes de realizar a troca, desligue o disjuntor do chuveiro. Essa etapa é absolutamente fundamental. É altamente perigoso manusear dispositivos de conexão elétrica com o chuveiro ligado. O disjuntor, também conhecido como "chave", está instalado na caixa de circuitos (ou "quadro de distribuição") de sua casa e apresenta maior capacidade de corrente. Nunca utilize plugues e tomadas para a instalação do chuveiro.
2 - Faça a conexão dos fios utilizando os conectores adequados. Recomenda-se conector de porcelana ou de torção. Não utilize fita isolante, pois o vapor da água quente faz com que ela perca aderência, descobrindo a emenda. Isso pode causar curto-circuito na instalação.
3 - Antes de energizar o chuveiro, abra o registro e deixe correr água fria pelo aparelho. Isso evitará a queima da resistência e permitirá também verificar se existem vazamentos. O fio terra (fio de cor verde ou verde e amarela) é fundamental para a segurança do usuário, pois protege contra a fuga de corrente. Caso sua instalação não possua sistema de aterramento, não ligue o fio verde em nenhum dos condutores.
Alguns chuveiros são acoplados de maneira diferenciada na parede e exigem um trabalho maior de desmontagem e remontagem. Caso não se sinta segura, chame um especialista.
Uma dica: nunca mude a temperatura com o chuveiro ligado. Primeiro, feche o registro de água, depois mude a temperatura e abra o registro novamente. Apenas chuveiros com controle eletrônico de temperatura podem ser manuseados em funcionamento.
Curta o Portal Rosa Choque no Facebook
A água esfriou de repente. O que aconteceu?
Os motivos mais comuns são:
1 - Falta de energia elétrica;
2 - Desligamento do disjuntor que protege o circuito do chuveiro;
3 - Queima da resistência;
4 - Redução da pressão da água, o que provoca o desligamento do chuveiro.
No caso de acabar a energia, é preciso contatar a distribuidora. Se o disjuntor desligou, é só apagar as luzes do banheiro e desligar todos os aparelhos elétricos que estiverem ligados. Vá até o quadro de distribuição e verifique qual disjuntor está em posição diferente dos demais, ou não está plenamente "encaixado" no modo ligado. Feita a identificação, é só religá-lo. Se a resistência queimou, é preciso trocá-la.
Como trocar a resistência do chuveiro?
A troca é simples e os fabricantes informam o procedimento correto para efetuá-la no próprio encarte do resistor. Caso não se sinta segura para fazer a troca, os vendedores e vendedoras das lojas especializadas em materiais elétricos são habilitados para isso.
Normalmente, quanto tempo dura a resistência de chuveiro?
Depende do uso. Quanto mais quente estiver a água, maior o desgaste da resistência. A pouca pressão também pode provocar maior aquecimento da peça, reduzindo a sua durabilidade.
Leia mais:
- Arquiteto apresenta tendências para o uso da iluminação
- Assistir muita TV na infância pode afetar a saúde dos ossos
Comprei um chuveiro potente, mas a água não sai tão quente. Por quê?
Um chuveiro de alta potencia instalado em uma rede elétrica com fiação fraca provoca uma queda da tensão (voltagem), sendo essa necessária para que a resistência consiga aquecer a água. Além disso, quando a pressão da água é muito alta, o chuveiro não consegue realizar o aquecimento devido ao grande volume que passa pela resistência. Nesses casos, é necessário instalar o redutor de pressão que acompanha o kit de instalação do produto.
Em algumas instalações, existe a possibilidade de transformar a alimentação de 127v em 220v. Isso permite a instalação de chuveiros de maior potência, o que resulta no aumento da temperatura da água. Entretanto, nesses casos, é necessário contratar um profissional eletricista.
Qual chuveiro comprar: o tradicional ou o eletrônico?
O chuveiro tradicional só é vantajoso em função do baixo custo e facilidade de instalação. Porém, a dificuldade de ajustar a temperatura e o volume de água pode gerar uma série de complicações, como desligamentos constantes e até queima da resistência.
O chuveiro eletrônico utiliza tecnologia mais moderna para controle de temperatura, proporcionando mais conforto, uma vez que se pode alterar a temperatura da água gradualmente sem que seja necessário desligar o equipamento. Outra grande vantagem do chuveiro eletrônico é a economia de energia elétrica, pois a temperatura é controlada pelo usuário com maior variação (e não só entre verão, desligado e inverno), deixando a água na temperatura perfeita para um ótimo banho. Em alguns casos, a economia pode chegar a 91%.
Além do tradicional e do eletrônico, há ainda o chuveiro pressurizado. Esse foi desenvolvido para aumentar a pressão da água, sendo indicado para locais onde o reservatório está muito próximo do chuveiro. Infelizmente, esse tipo de equipamento gasta muita água devido ao aumento da pressão e, em alguns casos, não aquece a eficientemente e até consome mais energia.
Antes de comprar um chuveiro ou ducha elétricos, lembre-se de verificar a tensão da rede (127V ou 220V) e o Selo Procel, do Inmetro, que indica os produtos que consomem menos energia.
É verdade que o chuveiro é o aparelho que mais consome energia elétrica em casa?
Não. Em uma residência, normalmente os eletrodomésticos de maior consumo são os condicionadores de ar e as geladeiras, uma vez que o consumo de energia não está ligado apenas à potência do aparelho, mas também ao tempo e modo de funcionamento, além da estação do ano. Por exemplo: no verão, os chuveiros funcionam na menor temperatura, enquanto os condicionadores funcionam por mais tempo em virtude do calor natural. Já as geladeiras e outros refrigeradores consomem mais porque ficam em funcionamento constante.
Quais são as dicas para economizar no banho?
1 - Reduza o tempo do banho. Um chuveiro na temperatura “inverno” funcionando 15 minutos, consome 41,2 Kwh/mês, o equivalente a R$ 450,00 por ano (além de 135 litros de água por banho de 15 minutos).
2 - Mude a temperatura somente quando necessário. Mantenha o chuveiro na posição “inverno” apenas quando estiver realmente muito frio.
3 - Se possível, substitua o chuveiro tradicional por um eletrônico, pois os eletrônicos fazem um ajuste fino da temperatura e economizam cerca 60% de energia.
4 - Atenção para o horário do banho. Se possível, evite tomar banho entre 18 e 21 horas, pois nesse horário, devido ao aumento no consumo de energia elétrica da rede, a eficiência do chuveiro será reduzida.
5 - Não utilize ou reduza a utilização de duchas. Duchas de alta pressão consomem muita água.
HELENA DUARTE 20/06/2021
Olá comprei um ducha eletrônica,eu coloquei na temperatura quente porque está muito frio, gostaria de saber se cada vez que eu desligar o chuveiro eu tenho que colocar na fria? Ou posso desligar o chuveiro na potência quente? Muito obrigado pela atenção ????
André 20/08/2020
Acho que a minha dúvida é como de todos aqui que já escreveram, mas não tem a resposta. O correto é deixar ligado direto o interruptor ou desligar depois que acabar o banho? Deixando ligado direto, se faz necessário colocar a chave na posição "desligar" do chuveiro? Qual das duas opções tem a economia de energia?
Adilton ramos lami 03/07/2020
É possível quando arrebenta a resistência na ponta,ligar novamente firme no conector,e der quantas vezes pode fazer, obrigado
Carlos Henrique 22/06/2020
Coloquei a chave de teste na água caindo do chuveiro e a chave de teste ascendeu, isso é normal? Boa noite...
Teônia 10/06/2020
Quando for usar o chuveiro, não pela primeira vez, primeiro liga o botão de energia ou a água?
julieta Calil Salim 29/05/2020
Achei os esclarecimentos muito esclarecedores mas, na verdade, estou querendo saber se posso usar um chuveiro elétrico sem usar a eletricidade, ou seja, usá-lo como um chuveiro comum.
Andria 22/05/2020
Olá boa noite! Troquei meu chuveiro, só que toda vez que alguém vai tomar banho tenho que desligar e ligar o disjuntor isso mesmo desligar e ligar o disjuntor , o que fazer? Me ajudem por favor
Ricardo Leonel 21/05/2020
Meu predio tem 17 andares e moro no décimo. Meu chuveiros elétricos (220v) não ligam logo q eu abro o registro (estão sem redutores de pressão), só depois de dar pelo menos uma volta no registro que eles ligam. O que pode ser? Pelo que observo a água está com bastante pressão.
Andreia Fabiana da silva 15/05/2020
Bom dia. O que pode ser quando vc liga o chuveiro e cai água normal mais passando um tempo ela diminui, e estamos no inverno e a água é de caixa d'água.
LUCIANA 11/05/2020
Bom dia, preciso tirar uma dúvida. Troquei a resistência do chuveiro e meu filho trocou alguns componentes do computador. Minha conta de luz dobrou de consumo. Seria por causa desses motivos?
Michelle 03/05/2020
Boa noite. Meu chuveiro mesmo na função desligado/frio, não desliga e fica consumindo tanta energia quanto como ele está na função ligada/inverno. O que pode ser?
Jorge Batista Lima 27/04/2020
Bom dia eu gostaria de saber quanto tempo o chuveiro poder ficar ligado . Quando o chuveiro desarmar aí desligar toda a energia aí o dejumtor desligar pó favor poder me ajudar muito obrigado meu nome é Jorge !!!
Fabio 21/04/2020
Bom dia coloquei uma resistencia 6800 num chuveiro 7500 sem querer ele desarma depois de algum tempo teria como resolver trocando o djuntor ou modificando no propio chuveiro
Joyce 25/02/2020
Meu chuveiro é um chuveiro comum (não é elétrico) e, ao liga-lo ascende uma luz verde na parte superior interna. O que ocorre quando isso acontece?
FERNANDA MACHADO DE SOUZA 20/09/2019
Ao abrir o registro do chuveiro devo fazer com muito cuidado, pois ao mínimo toque ele solta muita água, ocasionando o esfriamento da água! Para ter um banho quente devo abrir bem devagar e com isso a água sai muito quente! Não tem um meio termo! As vezes, sem nem mesmo mexer altera a pressão, soltando bastante água! As vezes dou uma batidinha pra soltar um pouco mais de água e não funciona, ou é quente de mais, ou é frio devido o tanto de água que saí!
FERNANDA MACHADO DE SOUZA 08/08/2019
Meu chuveiro é bem maluco...eu ligo. O registro para sair pouca água, daí do nada sem mexer no registro ele aumenta a pressão da água! Sai bastante água e forte, o que acaba deixando a água menos quente! O problema é conseguir regular a água que saí! Ou ela sai pouca ou muita! Desde já agradeço ????
Paulo Sérgio L. de Faria 25/07/2019
O correto é ligar o chuveiro e depois o disjuntor qdo for tomar banho ou ao contrário, isto é, ligar o disjuntor primeiro para depois abrir o chuveiro na hora do banho? É correto deixar o disjuntor ligado direto? Desde já agradeço a ajuda.
Paulo Sérgio L. de Faria 25/07/2019
O correto é ligar o chuveiro e depois o disjuntor qdo for tomar banho ou ao contrário, isto é, ligar o disjuntor primeiro para depois abrir o chuveiro na hora do banho? É correto deixar o disjuntor ligado direto? Desde já agradeço a ajuda.
Francisco Queiroz 14/07/2019
Amigo, peço que esclareça-me sobre uma pequena dúvida: após o uso do chuveiro elétrico, se faz necessário desligar o Disjuntor e/ou a chave de temperatura, "inverno/verão" (desliga). - Antecipadamente fico grato.
Francisco Queiroz 14/07/2019
Após o uso do Chuveiro Elétrico se faz necessário desligar o Disjuntor e/ou colocar na posição "desliga! a chave de controle de temperatura?. Ficarei grato.
Márcio Gonçalves lulo 01/03/2019
Boa tarde, estiva na casa de um cliente executando um serviço de refrigeração. E estava conversando com o elétricista que estava no local que minha instalação elétrica de 220v e comprei um chuveiro de 127v , ele me disse que e só comprar uma resistência de 220v! Isto está correto?
Lorena 21/01/2019
deixar o regulador de temperatura do chuveiro ligado gasta energia ? Ou seria melhor sempre que terminar o banho desligar o botão que regula a temperatura ?
Luiz Alfredo Porciani 23/10/2018
A questão de chuveiro potente que não esquenta a água não depende só da instalação elétrica, todo chuveiro precisa de pressão da água adequada para cada modelo, na embalagem vem o quanto de vazão precisa para funcionar, a coluna d'água "m.c.a" na maior parte das instalações não é levada em consideração, ai não é a potencia do chuveiro que vai resolver!
23 comentários