Cuiabá - MT, 20-08-2022 às 01:51

Gatos não podem ficar em jejum prolongado

É importante manter uma rotina saudável com alimentos de alta qualidade e palatáveis  

Um gatinho bem alimentado é mais saudável e feliz! | Creditos: Shutterstock/Divulgação PremieRpet®

Que alguns gatos são exigentes e dão trabalho na hora de comer quase todo mundo já sabe. Mas é muito importante não os deixar sem se alimentar por muito tempo, pois o jejum prolongado é prejudicial à saúde desses pets.

“Esse é um ponto de atenção porque o jejum por um período longo, que ultrapasse um ou dois dias, pode desencadear nos gatos a lipidose hepática, uma degeneração do fígado capaz de evoluir para a morte no animal”, explica o médico-veterinário Flavio Silva, mestre em nutrição de cães e gatos e supervisor de capacitação técnico-científica da PremieRpet®.

Para evitar esse quadro, é importante manter uma rotina de alimentação saudável. Aos gatos de apetite seletivo, é importante oferecer um alimento de alta qualidade que seja palatável e ter paciência com o pet. “O que não pode ser feito é adotar uma conduta severa e deixar o animal sem comer na tentativa de que, após dias de jejum, ele acabe cedendo e coma o que tem disponível no potinho”, orienta o médico-veterinário.

 

Dicas para evitar o jejum prolongado do gato

• Um alimento altamente palatável é determinante para estimular o apetite do pet. O sabor atraente pode ser encontrado em produtos de alta qualidade formulados com proteínas, gorduras e demais nutrientes provenientes de fontes nobres. São alimentos que fazem bem para a saúde e ainda agradam ao paladar do gato.

• O tutor deve sempre oferecer alimentos que atendam às especificidades do pet, considerando faixa etária, se é castrado ou não e se tem pelos longos, por exemplo. Outros fatores também podem influenciar a ingestão do alimento, como textura e tamanho dos grãos.

• Para oferecer um novo alimento ao gato, é importante sempre fazer a troca gradual seguindo a recomendação do fabricante e do médico-veterinário, pois a mudança repentina pode causar transtornos digestivos e dificultar a aceitação do novo produto.

• Gatos são mais receptivos aos alimentos quando oferecidos em ambiente adequado e familiar. Por isso, o ideal é ter um local fixo para a alimentação e nunca colocar a vasilha de comida perto da caixinha de areia onde ele faz suas necessidades, pois isso prejudica a aceitação.

• Gatos são animais de hábitos noturnos e muitos podem querer comer ao longo da noite. Por isso, uma boa medida é deixar o alimento disponível durante a madrugada.

• É interessante acostumar o pet a ser alimentado por diferentes pessoas, para evitar que ele fique sem comer na ausência do tutor.

• O alimento úmido é uma excelente opção para os gatos com apetite seletivo ou em fase de transição alimentar, já que sua principal característica é a alta palatabilidade. Sua textura macia também facilita a ingestão.

“O gato com apetite seletivo deve se sentir o mais confortável e estimulado possível para aceitar o alimento. Em caso de jejum por mais de 24 horas, o tutor deve consultar um médico-veterinário sem demora. Só ele poderá indicar o melhor tratamento, que varia de acordo com cada caso”, finaliza Flavio.

Lembre-se: um gatinho bem alimentado é mais saudável e feliz!

 

Sobre a PremieRpet®

Desde 1995 a PremieRpet® existe para tornar a relação das pessoas com seus animais de estimação a mais próxima, prazerosa e longa possível. Uma empresa orgulhosamente brasileira, especialista em alimentos de alta qualidade para cães e gatos, é detentora das marcas PremieR, GoldeN e Vitta Natural. Com uma trajetória pautada pela inovação constante e direcionada pelo consumo consciente em todos os níveis de atividade, a PremieRpet® prioriza a alta qualidade dos insumos e o bem-estar animal. É destaque no segmento super premium por oferecer a melhor nutrição para cães e gatos em todas as fases da vida. O portfólio da marca inclui alimentos secos, úmidos e cookies, com mais de 300 itens comercializados exclusivamente em pet shops e clínicas veterinárias. Mais informações no site www.premierpet.com.br e pelo PremieRpet® Responde: 0800 055 6666 (de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30).

Deixe seu comentário!

O Jornal Rosa Choque não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional, inseridos sem a devida identificação do autor ou que sejam notadamente falsos, também poderão ser excluídos.

Lembre-se: A tentativa de clonar nomes e apelidos de outros usuários para emitir opiniões em nome de terceiros configura crime de falsidade ideológica. Você pode optar por assinar seu comentário com nome completo ou apelido. Valorize esse espaço democrático Agradecemos a participação!

Todos os campos marcados com é de preencimento obrigatório.