

Cuiabá - MT, 20-08-2022 às 02:27
Território indígena, povos tradicionais e folclore, presentes nas pinturas e esculturas contemporâneas de três artistas que expõem na Galeria Lava Pés, Cuiabá até 28 de fevereiro. Imperdível a visitação.
Publicado em: 12-02-2022 09:44hs | Fonte: Ateliê de Projetos.
Obra de Nadja Lammel | Creditos: Divulgação /RCQ
A exposição é a construção de um mundo paralelo, delineando uma comunidade de obras de arte contemporâneas em constante mudança, experiência compartilhada e envolvimento enquanto viaja junto ao observador. As sondagens mudam e evoluem, ganhando novas artes e simbolismos em cada ação. Algumas obras têm múltiplas partes, outras mudam ao seu próprio ritmo à medida que a exposição acontece.
No centro da exposição “Originários” está a fundamentação nos conceitos de terra, território indígena, povos tradicionais e folclore. Ir além do mero reconhecimento da terra e do território aqui significa oferecer instruções para sentir e ouvir as histórias indígenas e dos povos tradicionais que perturbam o imaginário colonial e atual. As sondagens ativam e afirmam o ressurgimento indígena e dos povos tradicionais por meio das ações que essas obras de arte evocam.
AS ARTISTAS
Ana Patrícia Karuga Agari, “Kaya Agari”, nasceu em Cuiabá (MT) e estuda na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), também é ativista pelos direitos indígenas. Dedica-se desde 2011 à pintura e produz a partir de técnicas como óleo sobre tela e pintura mural. Esteve em exposições pelo Brasil na Pinacoteca de São Paulo, artista convidada SP Arte 2021 e galerias pelo Brasil e América Latina (Bolívia, Peru e Equador).
A artista destaque no Brasil nos últimos anos, Nadja Lammel, graduada em Arquitetura e Urbanismo, nasceu na região Amazônica, ao norte de Mato Grosso, onde desde cedo teve contato com a floresta amazônica e seus habitantes, atuou na salvaguarda de culturas e etnias indígenas como chefe da Superintendência do IPHAN – MT (Ministério da Cultura), sendo que também realiza ações de ciberativismo há mais de 20 anos pelo Greenpeace. A artista utiliza técnicas como óleo sobre tela, aplicação de mosaico – espelho e graffiti. Expõe em museus e galerias pelo Brasil e recentemente participou da semana de arte Art Basel em Miami – EUA, renomado evento de artes visuais no mundo, onde obteve destaque na mídia pelas técnicas e relevância conceitual. Cyberpunk é o tema da sua nova série-coleção e transita entre o real e o cibernético.
Odete Venâncio é uma importante artista visual graduada na UNEMAT, que reside em Mato Grosso e se destaca principalmente, ao se voltar para o estudo e valorização da temática indígena e abordar símbolos regionais com grande sensibilidade artística. Participou de diversos salões de arte em Mato Grosso, onde obteve destaque pela originalidade e qualidade técnica acadêmica.
OPINIÃO
"Além das materialidades de uma obra de arte a mostra Originários promove, com sua liberdade, uma reflexão aos que a visitam, conseguindo uma conexão com seu significado e com o olhar feminino de quem as produziram e isso faz todo sentido", disse a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras -AML e conselheira superior da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Brasil e BPW Cuiabá, Sueli Batista, ao visitar a Exposição Originários. Na sua opinião é difícil contemplar as telas de forma passiva, sem buscar interpretá-las porque elas comunicam o tempo todo. .
A exposicao é uma realização do Ateliê Projetos, Trives Produtior e Gestor, Catalogar MT e conta com várias parcerias: Governo de Mato Grosdo através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer-Secel/MT, MT Criativo, Eletro Fios e Zilda Zompero, sendo que a empreendedora é uma grande incentivadora da cultura, e tem no seu empreendimento um espaço que sintetiza a regionalidade, nas mais diversas expressões da arte, do artesanato, do folclore e da literarura. "Eu me apaixonei prla proposta do Ateliê de Projetos, e estou muito gratificada com o resultado da exposição já vista por vários olhares sensíveis", frisou.
Guilherme Chaves disse que Zilda Zompero quanfo foi presidente da BPW Cuiabá recebeu uma doação da obra de Nadja Lammel, para o projeto Chita & Fuxico, em reconhecimento à iniciativa.
Serviço
1ª Exposição “Originários” (Artistas Kaya Agari, Nadja Lammel e Odete Venâncio).
Local: Galeria Lava Pés, Cuiabá
A Exposição ficará disponível para visitação até 28/02/2022
Mais informações: (65) 99915-7713 / 99640-7713 / 3025 1235
Agendamentos / e-mail: http://ateliedeprojetosmt@gmail.com
0 Comentários